Grupo suspeito de fraudar Enem e vestibulares de medicina é preso em MG

Anônimo | 10:49 AM | 0 comments


A Polícia Civil de Minas Gerais e o MPE (Ministério Público Estadual) realizaram ação conjunta que resultou na prisão de um grupo acusado de fraudar vestibulares de medicina e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Conforme o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Jeferson Botelho, há suspeita de que o Enem tenha sido fraudado em cinco Estados. No entanto, ele não adiantou se a suspeita recai sobre a última edição do exame, feita nos dias 8 e 9 deste mês.
Segundo a polícia, 11 pessoas que seriam integrantes da quadrilha, além de 22 candidatos, foram presos neste domingo (23), em Belo Horizonte, durante o vestibular da Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais. A quadrilha vinha sendo monitorada havia sete meses.
Os interessados nas vagas do curso de medicina, conforme as investigações, pagavam aos integrantes da quadrilha valores entre R$ 70 mil e R$ 200 mil.
Nesta segunda-feira (24), a assessoria da polícia informou que duas equipes cumprem diligências nas cidades de Teófilo Otoni (MG) e no Guarujá (SP). Conforme o setor, já foram apreendidos carros de luxo, dinheiro e gabaritos de provas que comprovariam as fraudes.
A investigação apontou que os acusados de serem líderes do grupo são mineiros, sendo que um reside em Teófilo Otoni e, o outro, no Guarujá. Entre os detidos, há um policial civil lotado na cidade de Governador Valadares (no leste de Minas Gerais).

Micropontos eletrônicos

A polícia informou que a quadrilha agia colocando pessoas para fazerem parte das provas rapidamente, os chamados "pilotos". Em seguida, eles saiam com as questões resolvidas e repassavam as respostas aos candidatos por meio de transmissão eletrônica. O equipamento, ainda segundo a polícia, era composto por micropontos eletrônicos e "moderno sistema de transmissão de dados". Ele teria sido adquirido na China pelo valor de 200 mil dólares.
A assessoria informou que os autos de prisão em flagrante estão sendo formalizados e o resultado final da operação, intitulada Hemostase II, será divulgada nos próximos dias.
A primeira operação, feita no ano passado e denominada Hemostase I, havia desbaratado uma quadrilha que também fraudava vestibulares de medicina. Como houve indícios de que o Enem também teria sido fraudado, o caso foi repassado para a PF (Polícia Federal).

Fonte: Uol

Category:

0 comments