Escolas destaque em educação recebem reconhecimento!

Ariele França | 4:46 PM | 0 comments


Na tarde esta quinta (26), no auditório Angélica de Moura, SEEC, ocorreu a diplomação das escolas que obtiveram experiências exitosas da rede estadual e destaque no Prêmio Gestão Escolar, prêmio este que é uma iniciativa dos secretários de educação dos estados, que se realiza por meio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – Consed. 

Estiveram presentes representantes das diretorias regionais de ensino (Direds), membros da Secretaria de Estado de Educação do Piauí, profº Oton Costa, 1º lugar em gestão escolar no RN pela Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, do município de Jaçanã,  profª Elizabeth Jácome, coordenadora dos órgãos regionais da Educação (CORE) e o profº Joaquim Oliveira, secretário adjunto de Educação.
 
No Rio Grande do Norte 338 escolas públicas foram inscritas, 64 finalizaram o processo avaliativo e o plano de ação, sendo indicadas 22 para concorrer ao titulo “Escola Destaque Estadual” em gestão escolar, sendo a Escola Estadual Professora Terezinha Caroline de Souza - Jaçanã/RN – colocada em 1º Lugar. O diretor “Liderança em Gestão Escolar/2013”, Professor Oton Mário de Araújo Costa, além de realizar o intercâmbio de experiências escolares bem sucedidas em escolas dos Estados Unidos no período de 14 a 29 de outubro e no dia 31/10/2013 ele ainda participará como finalista juntamente com mais cinco escola dos estados de MG, MS, MT, RR e SP da Cerimônia de Premiação e Diplomado no Centro de Convenções de Brasília/DF.

“São escolas como a de Jaçanã que mostram o quanto é importante à presença de um gestor que se preocupa não somente em manter a escola funcionando, mas que busca extrair o máximo de seus professores e técnicos em prol de uma educação melhor. Acompanho de perto essas gestões pelo estado, sei como é a prática e o dia-a-dia delas”, disse Elizabeth Jácome (CORE) ao explicar as razões que levam uma escola a excelência educacional e torna-se destaque entre as demais instituições de ensino.

O secretário adjunto de educação Joaquim Oliveira falou das dificuldades que as pequenas escolas têm e que mesmo assim revelam-se como os melhores indicativos de gerência da- rede pública de ensino: “Escola com muito recurso é fácil de gerir, escola com pouco recurso é menor são mais difíceis e necessitam de um bom gestor. Creio que as escolas aqui premiadas não tem somente um gestor, mas um líder, que não precisa impor nada, porém com seu espírito de empreender leva todos com seu proposito, que é uma escola de qualidade que atenda as necessidade do aluno.”

Para o intercâmbio que o professor Otto fará nos Estados Unidos, o secretário adjunto anunciou que a Secretaria de Estado de Educação irá contribuir com suas palestras e ações com a quantia de US$ 1.000,00 (Mil dólares). "A secretaria de Educação orgulha-se de ter escolas como as hoje premiadas, sendo assim daremos nosso apoio ao professor Oton. Ele poderá constatar que temos mais experiências positivas do que os americanos, pois cria-se uma atmosfera de superioridade no ensino dos EUA, mas não podemos comparar os diferentes." falou profº Joaquim Oliveira.

Confira as 22 escolas finalistas na edição estadual do Destaque Estadual em Gestão Escolar/2013:


 * Ariele França, Déborah Thalia,Érika Isabel, Fabíola Morais, Isabelle Dayane e Janaisa.  *



Category:

0 comments