Enem 2013: Confira temas atuais que podem cair na prova

Unknown | 12:46 PM | 0 comments

Faltam poucos dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, marcadas para 26 e 27 de outubro.  Além das fórmulas de física, teremos matemática, quem está estudando para a prova sabe que o Enem exige um pouco mais do candidato – a prova também testar o conhecimento do aluno sobre temas atuais que estão em debate no Brasil e no mundo.
Não é possível adivinhar quais temas vão aparecer nas questões do Enem 2013 ou mesmo na redação em 2012 o tema da redação, a migração no Brasil no século 21, surpreendeu professores e alunos.  Mas alguns assuntos que tiveram mais relevância no cenário nacional neste ano devem receber maior atenção dos alunos. Listamos aqui alguns deles para ajudar os estudantes na reta final.
 Confira:
Espionagem- Ao longo deste ano descobrimos que as informações que trocamos na internet nem sempre são sigilosas. Denúncias de espionagem feitas por Edward Snowden mostraram que até mesmo os governos estão sujeitos a terem seus dados descobertos.
Protestos- Um dos grandes acontecimentos de 2013 no Brasil foi a onda de protestos que se espalhou pelo país, principalmente no mês de julho. A partir da reação exagerada da polícia aos protestos de São Paulo contra o aumento da tarifa de ônibus, diversas manifestações foram organizadas por todo o país e inclusive no exterior.
40 anos do Golpe do Chile- Em 2013, completa-se 40 anos do golpe militar ocorrido no Chile, No dia 11 de setembro de 1973, a história do país foi modificada quando um golpe militar resultou na morte do então presidente Salvador Allende.
Comissão da Verdade- Em 2013, a Comissão da Verdade completou um ano de atuação. A principal missão do grupo de trabalho é investigar as violações aos direitos humanos cometidas por agentes do Estado durante a ditadura militar.
Acesso da população à saúde- No ano em que o sistema Único de Saúde (SUS) completa 25 anos, aqueceram-se os debates em torno do acesso à saúde pública de qualidade.
Reforma política- Um dos efeitos dos protestos que se espalharam pelo país em junho de 2013 foi a volta da discussão sobre a reforma política.
Mensalão- em 2013 o tema que dominou o Judiciário no Brasil foi o julgamento dos réus da Ação Penal 470, o chamado mensalão.
Transporte urbano e mobilidade- As manifestações do mês de junho trouxeram à tona o debate sobre a qualidade do transporte urbano no país.
Primavera árabe-  Países que protagonizaram a Primavera Árabe no Oriente Médio, com protestos populares e a derrubada de regimes ditatoriais, passaram por novos momentos de tensão política durante 2012, e em 2013 não está sendo diferente. 
Centenário de Vinícius de Moraes- Nascido em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes foi diplomata, dramaturgo, jornalista, mas se tornou inesquecível para a cultura brasileira com sua vasta obra como poeta e compositor. 
50 anos do discurso de Martin Luther King- “Eu tenho um sonho de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos dos donos de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade”.

Observação
Quem quiser saber mais é só da uma lida no site: http://www.ebc.com.br/educacao/2013/09/o-que-pode-cair-no-enem

Category:

0 comments