marly | 7:12 PM | 0 comments


Índice de Desenvolvimento Humano de Apodi chega a 0,639


O município de Apodi, localizado no mesorregião do oeste potiguar, a 328Km de Natal, possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,639, um número considerado bom comparado com as demais cidades potiguares, São Caetano/SP lidera o ranking brasileiro das cidades mais desenvolvidas com 0,862 de IDH.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores para os diversos países do mundo. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente bem-estar infantil. O índice foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em seu relatório anual.

Todo ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. Os países com uma classificação elevada freqüentemente divulgam a informação, a fim de atrair imigrantes qualificados ou desencorajar a emigração. (Wikipédia)

No Rio Grande do Norte, as cidades de Parnamirim, Natal, Mossoró e Caicó tem IDH considerado alto, Parnamirim lidera o ranking potiguar com 0,766 de IDH, na vice posição segue a capital Natal com índice avaliado em 0,763, Mossoró na 3ª com 0,720, e por último Caicó com 0,710 de IDH.

Samuel Williams da Redação do Portal SOS Notícias do RN

Category:

0 comments