Convite -SEMANA DO MEIO AMBIENTE- I FÓRUM MUNICIPAL

marly | 11:32 AM | 0 comments

I Fórum Municipal sobre Coleta Seletiva - convite

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - APODI, TERRA SAUDÁVEL.
Data do evento: 04 a 10 do 06/2013
1º.FORUM MUNICIPAL SOBRE COLETA SELETIVA.
Programa Municipal: “Nada se Perde, Tudo se recicla!”

Objetivo geral: 

Metas da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente com a força profissional dos Servidores Municipais, Associações e Cooperativas Populares:

1. Articular o diálogo sobre a gestão de resíduos entre os órgãos públicos, residências, comercio e indústrias das diferentes regionais do município apodiense;
2 Promover a integração das associações de coletores de resíduo sólidos recicláveis do Apodi visando estimular parcerias para comercialização;
3. Monitorar os resultados da pesquisa econômica: A Cadeia Produtiva de Resíduos Sólidos do território apodiense.
4. Possibilitar o fortalecimento das associações de coletores/separadores de resíduos. 

Pontos do Programa:
1.Legislação e Cidadania: Esclarecimento sobre a Política Nacional de Resíduos tratará dos principais pontos da Lei 12.305/2010 e acordos setoriais.

Objetivos:
Fazer abordagem e esclarecimento sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos ocorreu no dia 06 de junho, contará com a explanação da promotoria do meio ambiente com foco na lei de uso e ocupação do solo e o correta forma de uso dos feirantes do mercado público e açougueiros. 
Fazer apresentação dos principais pontos de destaque da Lei 12.305/2010, do seu conteúdo mínimo, além de modelos de logística reversa implementados ou em vias de implementação, o que é o PGIRS(Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduo Sólidos) e apresentar o Programa Municipal de Coleta Seletiva para as zonas Urbanas e as Regionais.
Conquistar ampla adesão de diversos setores do comercio, prestadores serviços e indústria local e regional. 

Programação: 19:30h (04 de junho(terça-feira)
*Abertura Oficial da semana do Meio Ambiente.
1.Palavra da Promotoria Pública de Meio Ambiente do Apodi-RN.
2.Palavra do poder Executivo Municipal de Apodi-RN.
3.Palavra do Presidente da Câmara Municipal do Apodi-RN.


Perspectivas a médio e longo prazo:

Promover a participação dos representantes dos mais diversos segmentos como comércios e serviços, oficinas mecânicas, comércios de pneus, pilhas, baterias, eletroeletrônicos, embalagens plásticas de óleo lubrificante e agrotóxicos, que poderão tirar dúvidas, entender a funcionalidade do programa, “Nada se perde, Tudo se recicla” e entender sobre a legislação e o processo de regulamentação e instrução normativa da lei.

O evento será realizado pelo núcleo de ação do “Urbanismo, Meio Ambiente e Cidadania” (UMAC) da Prefeitura Municipal de Apodi, voltado para representantes de associações e sindicatos, Indústrias, empresários e técnicos industriais, professores, estudantes, servidores públicos, federal, estadual, municipal e representantes da sociedade civil organizada do município de Apodi.

2.O que significa logística reversa e aos acordos setoriais.

1ª. OFICINA DE ESCLARECIMENTO DA LEI 12.305/10

Programação: 05 de junho(quarta-feira) 2013.

Bloco 1 – Esclarecimentos gerais e visões setoriais.
8h30 - Vídeo de Esclarecimentos gerais sobre o Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduo Sólidos-PGIRS no Brasil. 
9h30 –10h – Consórcio Intermunicipal- A visão do setor de tratamento de resíduos sólidos: Empreiteira Setor- Alto Oeste Potiguar).
10h30 - Coffee break;
10h45 - A visão do setor comercial: representantes da CDL-ACEMA-STR Apodi-RN. Responsável técnico: Emp. Sr. George Gurgel. Diretor-Presidente – CDL- Apodi-RN
11h15 - Perguntas e esclarecimentos;
12h30 - Almoço Livre;

Bloco 2 – Logística reversa- O que significa.
14h30 - Promotor. Dr. Antonio Cláudio Linhares de Araújo, Esclarecimentos gerais da Lei 12.305/2010 1ª. Comarca do Município de Apodi-RN;(confirmado)
15h – Embalagens usadas de óleo lubrificante e Pneus Inservíveis: Representante do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom-Mossoró-RN);
15h30 Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens: especialista em resíduo sólidos especial.(Mestra.Eng.Agrônoma. Hélida Mesquista(IFRN)
16h – Resíduo Sólidos Hospitalares Lei 12.305/2010: Ricardo Dantas especialista em resíduo sólidos especial. CERQUIP- Mossoró-RN.
Perguntas e esclarecimentos:
17h30 – Encerramento;

Noite:
19h300 - Apresentação do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Apodi: “Nada se perde, Tudo se recicla”. Casa de Cultura Popular.
Cinema Ambiental, Filme Brasileiro: ( Lixo Extraordinário ou Efeito Reciclagem) Calçadão da Lagoa do Apodi - IFRN.
Perguntas e esclarecimentos:
21:30 – Encerramento.

Programação: 06 de junho(quinta-feira) 2013.
8h30 - Reunião com Coletores(catadores) de Recicláveis. Formação de Associação/Cooperativa da Cidade do Apodi.
9h:30 Aplicação de pesquisa com Feirantes do Mercado Público de Apodi, sobre Coleta Seletiva e Compostagem Orgânica. Grupo Desbravadores.
Livre...

16h Arborismo: Av. Mal. Floriano Peixoto(Alunos e Professores do IFRN-Apodi). 
19h30 Regional Melancias. Apresentação do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Apodi: “Nada se perde, Tudo se recicla”. 
Local: Associação dos Artesãos de Melancias.
Cinema Ambiental, Filme Brasileiro: ( Lixo Extraordinário ou Efeito Reciclagem) - IFRN.

Programação: 07 de junho(sexta-feira)2013.
19h30 Regional Soledade. Apresentação do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Apodi: “Nada se perde, Tudo se recicla”. 
Local: Igreja Católica de Soledade.
Cinema Ambiental, Filme Brasileiro: (Lixo Extraordinário ou Efeito Reciclagem).- IFRN. 

Programação: 09 de junho(Segunda)2013.
19h30 Regional Córrego Apresentação do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Apodi: “Nada se perde, Tudo se recicla”. 
Local: Escola Aurélia Torres.
Cinema Ambiental, Filme Brasileiro: (Lixo Extraordinário ou Efeito Reciclagem). IFRN.

Programação: 10 de junho(Terça)2013.
19h30 Regional Santa Rosa. Apresentação do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Apodi: “Nada se perde, Tudo se recicla”. 
Local: Associação Santa Rosa I.
Cinema Ambiental, Filme Brasileiro: (Lixo Extraordinário ou Efeito Reciclagem) - IFRN.

OBS. PROGRAMAÇÃO PODERÁ SER ALTERADA.

LIXO ZERO, CONSCIÊNCIA LIMPA, CIDADE SAUDÁVEL. Faça sua Parte!

Vem ai, o Programa Municipal: “Nada se perde, Tudo se recicla em Apodi”.

Além do desrespeito ao Código de Posturas do município, despejar lixo de qualquer natureza em terrenos ou em vias públicas prejudica o meio ambiente e causa riscos à saúde das pessoas, já que o acúmulo de lixos acarreta na proliferação de animai e vetores transmissores de doenças através de moscas, ratos, vírus, maus odores, que transmitem doenças e prejudicam a paisagem urbana. O Departamento de Vigilância da Saúde Pública, Urbanismo e Cidadania de nossa cidade, está realizando um levantamento dos principais focos de lixo nos bairros e nas regionais e aplicando pesquisas, fiscalização, palestras educativas e ações informativas de casa em casa e nos comerciantes principalmente na tentativa de solucionar esses casos. De início queremos começar com os feirantes e açougueiros do mercado público de Apodi.

Category:

0 comments