Uern abre 50 vagas de bolsas para alunos da rede pública

marly | 12:28 PM | 0 comments

Uern abre 50 vagas de bolsas para alunos da rede pública



Publicado no Dia 19/01/2013
Cedida
Alunos da rede pública têm até 30 de janeiro para se inscrever
A coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBIC/UERN) abriu edital com 50 bolsas destinadas a alunos do ensino médio das escolas da rede pública.

O processo simplificado seleciona Planos de Trabalho a serem destinados a alunos do ensino médio da rede pública nos projetos PIBIC e PIBITI, cota 2012/2013, aprovados no edital N° 003/2012-DP/PROPEG/UERN; nos projetos institucionalizados na Diretoria de Pesquisa - DP/PROPEG/UERN e nos projetos de pesquisas provenientes dos campi avançados, elaborados especialmente com fim de participação no presente edital, submetidos e avaliados pelo Comitê Institucional do PIBIC UERN. Os coordenadores de projetos poderão submeter planos de trabalhos, os quais deverão apresentar ações que permitam a participação dos alunos em atividades de pesquisa científica ou tecnológica e/ou inovação, em projetos ativos nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

As inscrições podem ser feitas através do e- mail pibicem.propeg@uern.br até o próximo dia 30 de janeiro.
Os interessados deverão acessar a página do PIBIC-EM (http://propeg.uern.br/default.asp?item=propeg-iniciacao-cientifica-pibicem), baixar o formulário para apresentação de projeto de pesquisa e o formulário para apresentação de plano de trabalho individual do aluno do ensino médio, preenchê-los e enviá-los como anexo por e-mail.

A coordenação do PIBIC/UERN informa que os alunos serão posteriormente indicados pelas escolas públicas de ensino médio definidas pelos Comitê Institucional do PIBIC UERN como possíveis parceiras da experiência. "Na perspectiva de ampliarmos as atividades de pesquisa e articulação com o ensino médio e consolidarmos uma experiência exitosa com o PIBIC-EM, esperamos contar com a sua a participação no presente edital", afirmou Profa. Dra. Maria Ivonete Soares Coelho, Coordenadora do PIBIC/UERN.

Uern promove debate para marcar Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

No Brasil, desde 2007, o dia 21 de janeiro é comemorado como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Para marcar a data em Natal, o curso de Ciência da Religião, da UERN vai promover a "Roda de Conversa: Conhecendo e Combatendo a Intolerância Religiosa", com o objetivo de discutir a temática e socializar ações e estratégias de enfrentamento a esse problema de grande repercussão social. O evento será às 19h da segunda-feira (21), no Complexo Cultural de Natal (Av. Dr. João Medeiros Filho, s/n, Potengi, Natal/RN - Tel: 3232-6120), com entrada gratuita.

Segundo a professora Irene de Araújo Van Den Berg, coordenadora do curso de Ciência da Religião, essa será a primeira vez que o evento será realizado, mas deverá entrar para o calendário do Campus de Natal da UERN.

"Por todo o Brasil, nesta data, são realizados inúmeros eventos sobre a intolerância religiosa. Nesta primeira edição do nosso debate, vamos focar nas religiões de matriz afro-brasileiras, que são as que mais sofrem preconceito no Rio Grande do Norte", explicou a professora. O professor Genaro Camboim, também do o curso de Ciência da Religião, do Campus de Natal da UERN, que tem um estudo sobre o tema, fará uma exposição do assunto, e representantes de religiões afro-brasileiras, bem como integrantes de movimentos sociais com trabalhos realizados em terreiros, estão sendo convidados para também fazer uma explanação no evento.plateia será aberta a todos os interessados no tema.


Category:

0 comments