Escola promove palestra sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Posted by Nara Lyra - Blogger | 2:59 PM | 0 comments

Em virtude do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência nesse 21 de setembro, a Escola Estadual Professor Antonio Dantas, por meio da Sala de Recursos Multifuncionais, promoveu palestra para enfatizar o papel da "Escola Inclusiva". A convite da professora Eristejane Alves Dias, a educadora Cleciana Almeida expôs ao público presente que "Deficiência" é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à atividade exercida pela biologia da pessoa, sendo este o conceito definido pela Organização Mundial de Saúde. O momento foi enriquecido pela participação da aluna Ana Julia Andrade que fez lindas interpretações de músicas em Libras, dando um grande exemplo de superação e amor pela vida.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. O Brasil ratificou, em 2008, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Protocolo Facultativo, e o documento obteve aqui equivalência de Emenda Constitucional. Da convenção, surgiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que trata os objetivos de forma mais concreta.

Sabemos que os desafios da Educação Inclusiva são muitos, e que para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais. A Escola Estadual Professor Antonio Dantas mostra-se sensível e parceira para atender nossos alunos com deficiência, e com isso, cumprir seu papel enquanto instituição que inclui e transforma um espaço de diversidade para todos.

Category:

0 comments