Dicas para alunos que irão participar do ENEM

marly | 11:45 AM | 0 comments

Reta final e véspera das provas do Enem exigem alguns cuidados dos candidatos

Programada para este fim de semana, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, exige alguns cuidados dos candidatos nessa reta final e na véspera das avaliações.

A nutricionista do Hapvida, Débora Lima, destaca que a principal dica para quem quer ter bons resultados nas provas é dormir bem. “Uma boa noite de sono é essencial, até por que deixar para estudar na noite anterior às provas não irá adiantar muita coisa. O que pode acontecer é o candidato ficar indisposto no dia seguinte e ter o seu desempenho prejudicado”, alerta.

Débora Lima acrescenta que uma alimentação leve também é essencial. “O estresse na hora da prova demanda um maior consumo de carboidratos devido à energia gasta pelo cérebro nessas situações”, explica, acrescentando que o tipo de carboidrato recomendado: pães, arroz, batatas e macarrão.

A nutricionista destaca, ainda, que o consumo de verduras, frutas e cereais integrais também tem bastante importância, ‘pois possuem vitaminas e minerais necessários para esse momento de tensão’. “Muitas pessoas costumam tomar café como estimulante, porém, apesar de conter substâncias com esse efeito, o café pode provocar o aumento do nervosismo, pois contêm substâncias que não auxiliam no funcionamento do cérebro. A dica é optar por chás como camomila e erva-doce como auxiliares na redução da ansiedade”, conclui Débora Lima.

A psicóloga Julita Sena, do Hapvida, acrescenta que o apoio familiar e de amigos também são bem-vindos para acalmar o estudante e deixá-lo mais confiante e menos inseguro. “O lazer também é um bom aliado. A mente cansa, assim como o nosso corpo, portanto, também precisa de descanso para que volte a trabalhar mais produtivamente”, explica.

Julita destaca, ainda, que é preciso também ter bastante cuidado com a cobrança exagerada sobre o candidato. “É preciso ter cautela. Expectativa em excesso tende a deixar o sentimento de grande responsabilidade e trazer à tona sintomas ansiosos, o que pode vir a ser prejudicial, inclusive no momento da prova”, complementa.

Acesso à educação superior e profissional, a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ao programa Ciência sem Fronteiras, à certificação do ensino médio. Essas são oportunidades disponíveis aos 8,7 milhões de candidatos inscritos no Enem de 2014.

As provas serão aplicadas neste sábado, 8, e no domingo, 9, às 13h, horário oficial de Brasília, às 12 horas no Rio Grande do Norte. O Enem é oferecido em 1.669 municípios dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. As seleções que serão realizadas em 2015 terão como base as notas do Enem de 2014.
Por Magnos Alves
Repórter/Assessor de Imprensa

Category:

0 comments