Para Descontrair..Por que temos pesadelos?

Edson Bruno | 3:37 PM | 0 comments


Pelo mesmo motivo que temos sonhos.
Quando dormimos, o sono passa por vários estágios. Um deles é chamado de REM (Rapid Eye Movement), ou sono dos sonhos. Neste estágio, acontece na mente um processamento inconsciente de informações, aprendizados e memórias, diz a neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono.  Este processamento se dá de maneira desordenada e pode, aparentemente, não fazer o menor sentido.

Um pesadelo acontece quando nossas angústias inconscientes se manifestam. “Se partirmos do princípio de que não há vida humana sem essas angústias, devo dizer que todos estamos sujeitos a ter pesadelos em um momento ou em outro”, afirma a psicanalista Patrícia Leite.
Não existe uma técnica certeira para evitar pesadelos.  O que é possível fazer para tentar prevení-los, ou reduzir sua frequência, é manter uma vida tranquila e saudável – com boa alimentação, atividade física e sono regrado. Ainda assim, eles podem aparecer de vez em quando.
É importante não se deixar abalar. Quando um pesadelo nos assombra e acordamos assustados, a recomendação é fazer algo que nos acalme e tentar refletir um pouco.  Respirar fundo vagarosamente, tomar um copo de água, rezar – de acordo com suas crenças – ou dar uma pequena caminhada pode ajudar. Mais calmos, podemos voltar para a cama sem medo. Os pesadelos não costumam se repetir.
É difícil um pesadelo se tornar recorrente. Quando isto acontece, é um sinal de que temos uma questão inconsciente não resolvida.
Normalmente, ele vai mudando e tende a desaparecer com o passar do tempo. “Por si só não é nada muito preocupante”, conta a psicanalista. “Porém, como sinaliza uma questão em aberto, o ideal seria procurar ajuda especializada.” Há alguns casos em que os pesadelos caracterizam distúrbios do sono. Para eles, há tratamento específico que aliam medicamentos e psicoterapia

Category:

0 comments