Alunos do Projeto "Astronomia e Astronáutica" fazem visita ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno em Parnamirim – RN

Ari Oliveira | 3:48 AM | 0 comments

Na manhã desta sexta-feira (12), aproximadamente 52 estudantes do Projeto de Astronomia e Astronáutica acompanhados do professor e coordenador do projeto Givanilson Caetano e mais outros quatro professores Amanda Rutineia, Magna Morais, Marly Maia e Charley Noronha, seguiram viagem rumo ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado no município de Parnamirim - RN.
Os alunos, tanto de instituições públicas (Escola Antonio Dantas) como de particulares, foram selecionados a partir do desempenho que tiveram nas questões de Astronáutica da prova da XVII OBA realizada em 2014. A iniciativa teve como objetivo estimular o interesse dos jovens pelas ciências espaciais, além de capacitar professores nas ciências aeroespaciais e em astronomia.
Segundo o professor Givanilson Caetano, coordenador do projeto, a aula passeio é resultado da culminância do projeto, após um ano letivo de atividades. O Projeto foi criado nas dependências do Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno em Parnamirim - RN, as atividades praticadas no projeto são baseados nas novas tecnologias estudadas na AEB (Agência Espacial Brasileira).
Essa é a segunda vez que a Escola Antônio Dantas participou das atividades não enfrentando nenhuma dificuldade para se fazer presente no evento, e para o ano de 2015, o Projeto tende a se encontrar mais uma vez com o astronauta Pontes, ou talvez ir mais longe como por exemplo a Base Aérea de Recife. Ainda segundo Givanilson, vale enfatizar que as escolas foram convidadas para participarem da Jornada de Astronomia, porém a nossa escola foi a única a ter com exclusividade e por dois anos consecutivos.
"O projeto de Astronomia e Astronáutica da Escola Antônio Dantas, é parceiro da Barreira do Inferno, através do Diretor geral, do tenente Hélio e também do astronauta Marcos Pontes." Disse.

Os participantes tiveram a oportunidade conhecer as atividades do CLBI, entender o funcionamento dos veículos suborbitais, do balão meteorológico, aprenderam a interpretar dados de satélites e como funciona o GPS. Além disso, os estudantes ali presentes puderam assistir uma palestra proferida pelo primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes, onde abordou com o tema "É Possível! – Como transformar sonho em realidade", baseado no seu segundo livro. No encontro com os jovens, Pontes destacou a importância de se preparar para os desafios da vida, desde o planejamento e a execução até a realização do projeto. No final do evento, todos tiveram a oportunidade de registrar uma foto ao lado do mesmo.
Quem é Marcos Pontes:
Marcos Pontes nasceu em Bauru, São Paulo, em 11 de março de 1963. É engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Engenharia de Sistema Naval Postgraduate School, California, Estados Unidos. Piloto de testes com mais de 2 mil horas de voo em 25 tipos de aeronaves, Pontes é também líder de esquadrilha e instrutor de aviação de caça.

O Professor Givanilson Caetano, destacou que o Projeto "Astronomia e Astronáutica" foi criado inspirado em Marcos Pontes.




Marcos Pontes e aluna do Projeto Astronomia e Astronáutica.

Professor Charles e Pontes.
Professora Magna, Pontes e Professora Amanda.


































Ainda na ocasião, os estudantes e professores passaram pela capital potiguar, Natal, onde ali tiveram a chance de conhecer vários pontos turísticos como a Fortaleza dos Reis Magos, Via Costeira, Ponte Newton Navarro e etc, onde ali aprenderam a história, cultura e culinária local.


















Category:

0 comments