Exposição da IV Feira de Ciências do Oeste Potiguar

Ari Oliveira | 9:11 PM | 0 comments

Na manhã desta terça-feira (9), no Ginásio Wilson Custódio Maia, na cidade de Apodi, estudantes das escolas municipais e estaduais da região Oeste do Rio Grande do Norte apresentaram seus trabalhos na área científica na IV Feira de Ciências. Com 97 projetos de iniciação científica (oito projetos do ensino fundamental e 89 projetos do ensino médio). No total foram 318 alunos pesquisadores (24 do ensino fundamental e 294 do ensino médio) e 106 professores orientadores, de 18 escolas públicas.
Temos como exemplo a areia do rio, usada como esfoliante natural. O uso do adubo orgânico na fertilização de canteiros de hortas orgânicas. A utilização do sebo de carneiro na cicatrização de rachadura nos pés, etc.
Raimunda Ferreira Freire diretora da 13ª DIRED de Apodi, destacou a importância da feira no aprendizado do aluno: "Uma melhor aprendizagem dos nossos alunos abre novos caminhos, estamos preparando nossos alunos para enfrentar papéis funcionais na sociedade, abrindo possibilidades para uma maior eficiência."

 

Presença do projeto "Tons do AD" da Esc. Antonio Dantas
 
A Feira de Ciências faz parte do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semiárido e da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.  





 
De acordo com a coordenadora da feira, professora Maria Francilene Santiago, "a realização da IV Feira de Ciência do Oeste Potiguar se caracteriza como um evento de produção do saber, uma vez que os alunos, a cada ano, se sentem mais seduzidos pela pesquisa de iniciação científica e compreendem melhor como se efetiva o método científico". Durante a exposição, os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora e poderão se inscrever na 4ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, que acontecerá em Mossoró, no período de 5 a 7 de novembro próximo.

Category:

0 comments