Principais Atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho

Ari Oliveira | 7:34 PM | 0 comentários

Função prioritária do Técnico de segurança, atuar para a prevenção e evitar acidentes, sendo este o grande objetivo para isso existe uma série de atribuições especificas.
21 de setembro de 1980, a portaria n.° 3.275 fixou principais atividades desse profissional:
  • Orientar e coordenar o sistema de Segurança do Trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analizando política de prevenção;
  • Inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa e determinar fatores de riscos e de acidentes;
  • Propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância para prevenir acidentes;
  • Inspeciuonar os sistemas de combate a incêndios e demais equipamentos de proteção;
  • Elaborar relatórios de inspeções qualitativas e quantitativas, conforme caso;
  • Registrar em documento próprio a ocorrência do acidente de trabalho;
  • Manter contato junto aos serviços médicos e social da instituição para o atendimento necessários aos acidentados;
  • Participar de programa de treinamento quando convocado;
  • Promover e ministrar treinamentos sobre segurança e qualidade de vida no trabalho;
  • Participar de reuniões de trabalho relativas a sua área de atuação;
  • Promover campanhas e coordenar a publicação de material educativo sobre a Segurança e Medicina do Trabalho;
  • Investigar acidentes ocorridos, examinar as condições, identificar suas causas e propor providências cabíveis.

Category:

0 comentários