Principais Atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho
Função prioritária do Técnico de
segurança, atuar para a prevenção e evitar acidentes, sendo este o
grande objetivo para isso existe uma série de atribuições especificas.
21 de setembro de 1980, a portaria n.° 3.275 fixou principais atividades desse profissional:
- Orientar e coordenar o sistema de Segurança do Trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analizando política de prevenção;
- Inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa e determinar fatores de riscos e de acidentes;
- Propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância para prevenir acidentes;
- Inspeciuonar os sistemas de combate a incêndios e demais equipamentos de proteção;
- Elaborar relatórios de inspeções qualitativas e quantitativas, conforme caso;
- Registrar em documento próprio a ocorrência do acidente de trabalho;
- Manter contato junto aos serviços médicos e social da instituição para o atendimento necessários aos acidentados;
- Participar de programa de treinamento quando convocado;
- Promover e ministrar treinamentos sobre segurança e qualidade de vida no trabalho;
- Participar de reuniões de trabalho relativas a sua área de atuação;
- Promover campanhas e coordenar a publicação de material educativo sobre a Segurança e Medicina do Trabalho;
- Investigar acidentes ocorridos, examinar as condições, identificar suas causas e propor providências cabíveis.
Category:
0 comments