Golpe usa falsa mensagem sobre Enem para enganar usuários pela internet

Ari Oliveira | 8:37 PM | 0 comments

Mensagem pode roubar dados de pessoas ou instalar programas maliciosos nos computadores



Mensagem que circula na internet - Reprodução

Um e-mail criado por golpistas circula na internet com o provável intuito de roubar dados das pessoas ou instalar programas maliciosos nos computadores. Os alvos, desta vez, são os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma mensagem em sua conta no Twitter, informando que não emitiu a nota nº 12838-2014 citada no e-mail e não faz recadastramento de participantes da prova, como citado na falsa mensagem.
O falso e-mail traz a seguinte mensagem: "Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o email@radiobras.gov.br cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para PROUni, Fies e outros programas aos quais o Governo Federal oferece a população", consta no e-mail.
Algumas divergências podem causar estranhamento ao destinatário do e-mail, como o uso do endereço eletrônico da Radiobras, empresa extinta que deu lugar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2007.
O texto também cita a nota oficial nº 12838-2014, que teria sido lançada pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) sobre candidatos com erros em no cadastro, como consta na mensagem. Mas o órgão já informou não ter publicado este texto.

Como em diversos e-mails, cujo objetivo é se apropriar de dados de terceiros, os golpistas pedem que as pessoas preencham um formulário com seus dados ou de parentes. O texto mostra isso claramente: "Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu e-mail para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro."
Golpes parecidos com esse são frequentes na internet, principalmente pela curiosidade que essas mensagens despertam nas pessoas. O ideal é ficar atento, instalar antivírus no computador e não abra e-mails considerados suspeitos.
Informações do site O Globo

Category:

0 comments