Movimente-se por uma vida saudável

Ariele França | 3:44 AM | 0 comentários

Especialista afirma que rotina de atividades físicas moderadas e de longa duração é capaz de gerar diversos benefícios para o corpo e a mente


Levantar do sofá e dar o primeiro passo para incluir atividades físicas na rotina do dia a dia não é uma tarefa fácil. Entretanto, é preciso considerar o esforço por todos os benefícios que a movimentação do corpo é capaz de trazer para a saúde. Ricardo Nahas, médico e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, afirma que a pratica regular de exercícios físicos pode acarretar melhorias tanto na condição física quanto no humor e na sociabilidade. Segundo o especialista, todas as pessoas podem se beneficiar da prática esportiva, independente de idade ou limitação física.
Durante a infância, o esporte cumpre um importante papel de incentivo ao desenvolvimento saudável dos sistemas e das habilidades motoras. “Com a atividade física a criança aprende a correr, saltar, arremeçar,a memorizar o gesto”, afirma Nahas. No período da adolescência, o especialista defende que o esporte é importante no desenvolvimento da força e da velocidade, bem como da sociabilidade. Quando se chega à fase adulta, as atividades físicas são fundamentais, de acordo com Nahas, para a manutenção do condicionamento físico. “É importante praticar um trabalho físico que mantenha o metabolismo alto. Quanto mais ativa a vida melhor”, afirma.
Uma rotina esportiva com moderada intensidade e longa duração acarreta uma série de benefícios ao corpo, como aponta o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. “Quem faz atividade física fixa melhor o cálcio nos ossos, melhora a função articular, a produção de cartilagem, fortalece os músculos, o coração funciona de maneira mais econômica, o esforço do aparelho circulatório melhora, o cérebro fica mais bem irrigado, as funções intelectuais melhoram, alguns tipos de câncer podem ser evitados por quem faz atividade física, a ventilação pulmonar melhora, e por ai vai”, afirma.
A história da jovem Soraya Nobre, de 27 anos, é um exemplo de como o esporte pode trazer qualidade de vida, além de reverter quadros de saúde preocupantes. Quando criança, Soraya descobriu, após fazer um exame de sangue, que seu nível de colesterol estava muito acima de um limite aceitável para sua idade. A solução foi apostar no esporte para contornar a situação. Soraya começou pela natação, passou pela capoeira e o handebol, mantendo sempre o hábito de adequar sua rotina a uma atividade física. “Continuei praticando esporte durante toda a minha vida, inclusive me formei em Educação Física. Além de ter emagrecido, agora tenho meu colesterol controlado sem ser refém de medicamentos e nem de restrições alimentares”, afirma.
Além de melhorar todo o condicionamento físico, o esporte é também capaz de solucionar questões relativas à saúde da mente. “A partir do momento que você ganha capacidade física seu humor muda, suas decisões são mais rápidas e flexíveis. A pessoa consegue baixar o nível de ansiedade e transformar o estresse em energia boa”, afirma Ricardo Nahas.
Foi através do basquete, por exemplo, que a jovem Liliane Monteiro conseguiu superar um quadro depressivo. Após perder a mãe e a avó em curto período de tempo, a jovem deixou de se comunicar e socializar. “Não conseguíamos conversar com ela”, conta o pai da jovem Willian Monteiro. Após freqüentar as aulas de basquete do grupo Cultura na Cesta, a jovem apresentou melhoras significativas. “Minha filha ficou mais esperta. O basquete foi um bem para a mente dela. Hoje ela tem 23 anos, estuda e trabalha graças ao incentivo do esporte”, afirma.
Para evitar qualquer acidente, Nahas recomenda que pessoas que pretendem iniciar uma rotina de atividades físicas após um período de sedentarismo procurem auxílio médico . “O médico do esporte será capaz de avaliar a necessidade de testes e exames para conhecer o individuo e personalizar o atendimento dele”, garante. Iniciar a pratica de um esporte com segurança é também uma forma de garantir os bons frutos desse esforço.

*Ariele França, Déborah Thalia,Érika Isabel, Fabíola Morais, Isabelle Dayane.  *


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