III Feira de Ciência do Semiárido Potiguar, 16 a 18/10 em Mossoró- Cienciarn —

Unknown | 8:21 PM | 0 comments

O PROFESSOR Edson Fernades Moreira e os Alunos: Marina Gurgel de Oliveira,             Samuel do Carmo PaivaNaiara Cristina Alves de  Macedo da Escola Antônio Dantas estão participando da III Feira de Ciências do Semiárido Potiguar com o projeto: " USO DE IODO NA RETIRADA DE AGROTÓXICO DA SUPERFÍCIE DE VERDURAS – ALFACE, TOMATE E PIMENTÃO"

 PROBLEMA:
O iodo realmente retira os agrotóxicos das superfícies dos de verduras,alface,tomate e pimentão?
HIPÓTESE:
O iodo ao interagir com as moléculas dos agrotóxicos que estão na superfície dos vegetais, como alface,tomate tem a sua solubilidade modificada e consequentemente será removida pela água. Desta forma os frutos e verduras estarão livres deste contaminante.
METODOLOGIA
Com o auxilio de uma proveta meça 5 mL da tintura de Iodo 2% e em seguida dilua em uma cuba comum de plástico com 1 litro de água filtrada. Lave os vegetais, frutas e legumes e coloque-os na cuba durante 1 hora.
Este procedimento simples fará com que haja a retirada dos agrotóxicos das superfícies destes alimentos.Para comprovar a eficiência deste método será usado procedimentos e testes físico-químicos de laboratório, visando determinar qualitativamente os agrotóxicos presente nestes alimentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
                Esperamos que este procedimento simples promova a retirada dos agrotóxicos das superfícies destes alimentos.
Para comprovar a eficiência deste método será usado procedimentos e testes físico-químicos de laboratório, visando determinar qualitativamente os agrotóxicos presente nestes alimentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 NICO Tito e Canto. Química na Abordagem do Cotidiano – Vol. Único. 4ª ed; moderna,2008

A ESCOLA PARABENIZA O PROFESSOR  E OS ALUNOS E ALUNAS CITADOS.



Category:

0 comments