Enem 2013: dia para conhecer o local da prova e descansar Coordenador pedagógico afirma que estudar um dia antes das provas pode causar um estresse desnecessário.

Unknown | 8:59 PM | 0 comments

Começa amanhã, dia 26 de outubro, a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 7 milhões de pessoas se inscreveram para participar da maior prova do Brasil, que é utilizada principalmente para ingresso em cursos superiores de instituições federais.
O Ministério da Educação (MEC) recomenda ao participante do Enem que visite hoje o local de prova, para conhecer o trajeto e saber quanto tempo gasta para chegar até o endereço informado no cartão de inscrição. Nos dois dias do Enem, os portões dos locais de prova serão fechados, pontualmente, às 13h (horário de Brasília), não sendo permitida em nenhuma hipótese a entrada de atrasados.
 Segundo o professor Célio Tasinafo, Coordenador Pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, os participantes do Enem devem aproveitar o dia de hoje para relaxar e procurar fazer alguma atividade que goste, sem se exceder com balada, agitação e esforço físico. “Balancear a alimentação também é importante. Os estudantes devem evitar comidas pesadas, que podem causar um desconforto no dia seguinte” – completa Célio.
O coordenador pedagógico também afirma que estudar na véspera de uma prova importante como o Enem pode é prejudicar o aluno. "O processo de preparação para os vestibulares e Enem deve ser feito durante todo o ano, em sala de aula, nos plantões e em casa. Não adianta um dia antes da prova se desesperar e tentar estudar tudo o que não foi visto, que não vai adiantar, pelo contrário, pode até piorar a situação, causando um estresse desnecessário” – alerta o professor.
Provas
As provas do Enem 2013 serão realizadas amanhã e domingo, dias 26 e 27, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. Os participantes deverão seguir o horário de Brasília e levar o documento de identidade no dia dos exames. O cartão de inscrição não é obrigatório.
No primeiro dia serão realizadas as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no total de 90 questões objetivas, e no segundo dia serão aplicadas as provas Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos, com 90 questões ao todo, além do exame de redação.
O Brasil Escola, em parceria com o Oficina do Estudante, irá disponibilizar a correção comentada dos dois dias, a partir das 18h30. Os gabaritos oficiais do Enem 2013 serão divulgados até quarta-feira, dia 30 de outubro, enquanto o resultado é esperado para o final de dezembro.
Para mais informações sobre o exame, acesse o Edital do Enem 2013 ou entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161.
Por Adriano Lesme

 http://vestibular.brasilescola.com/enem/enem-2013-dia-para-conhecer-local-prova-descansar/324503.html


*Ariele França, Déborah Thalia,Érika Isabel, Fabíola Morais, Isabelle Dayane.  *

Category:

0 comments