Mostra Científica do AD reúne cerca de 120 projetos em exposição

Posted by Nara Lyra - Blogger | 6:26 PM | 0 comments

 


Aconteceu na última terça (16/08), a Mostra Científica do AD, dentro do calendário de atividades inseridas no ano letivo 2022. A Mostra reuniu cerca de 120 projetos que foram desenvolvidos pelos estudantes da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, sob orientação de seus professores. A feira tem como objetivos promover a cultura científica e popularizar o método cientifico. Também estimula a criatividade, incentiva a pesquisa, melhora o processo de aprendizagem e as relações interpessoais, uma vez que o trabalho é feito em grupos.

A exposição ocorreu nos turnos matutino e vespertino, na quadra desta instituição de ensino. Com grande participação e visitação durante todo o dia, os alunos apresentaram seus trabalhos científicos, com relatos e demonstrações sobre os métodos utilizados ao desenvolverem as pesquisas, nas mais diversas áreas de conhecimento.

A avalição foi feita por profissionais qualificados e com experiência, convidados pela equipe da escola, e a partir de critérios pré-estabelecidos, foram selecionados 16 projetos para participar da Feira Regional, que acontecerá dia 01 de setembro de 2022, organizada pela 13ª DIREC, em Apodi – RN.

Feiras com esta são fomentadas pelo CNpQ/MCTI, e aqui, abrimos um espaço para mencionar e enaltecer o trabalho dos nossos alunos egressos, Marcos Costa e José Eduardo, que ao longo dos anos 2019 a 2021, enquanto estudavam na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, desenvolveram uma ração para gatos com resíduos alimentares, a partir do pedúnculo do caju, exoesqueleto do camarão, casca de ovo e sangue bovino. Com o projeto intitulado CAT-FOOD, os alunos participaram da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia), e Amostra Nacional das Feiras de Ciência, entre outras. Além de todas as participações em feiras de ciências, eles também foram bolsistas do CNPq durante o ensino médio. Os jovens estiveram presentes também na Feira de Ciências do Oeste Potiguar (13° DIREC), onde obtiveram 2ª colocação em 2020 e 5º lugar em 2021.

"Após 4 anos desenvolvendo projetos, tenho um enorme prazer em poder auxiliar os alunos, junto às escolas a desenvolverem suas feiras. A Escola Antônio Dantas me apoiou enquanto eu desenvolvia os projetos e será sempre gratificante poder retribuir, e ser avaliador foi uma oportunidade engrandecedora para mim, enquanto acadêmico do curso CeT, UFERSA. É nesse momento que consigo repassar a minha experiência para os demais projetos. Fiquei muito feliz em ver mais de 100 projetos sendo apresentados pela escola", disse Marcos ao Blog Portal do AD.

Marcos ainda ressaltou a importância do apoio dado a ele e ao seu colega Eduardo, durante o desenvolvimento do projeto, tanto da escola que os acolheu mesmo em meio à pandemia, e especialmente, as professoras Suzana Souza e Fátima Câmara. "Elas foram essenciais para a efetivação do projeto e para todos os prêmios que conseguimos. É com grata satisfação que estaremos representando a Escola AD na FEBIC/SC 2022, Feira Brasileira de Iniciação Científica, que acontecerá de forma presencial em novembro".



Segue a lista dos projetos que foram classificados para a etapa seguinte:

• Utilização do pó de carnaúba como um aditivo para impermeabilização na argamassa de reboco por Déborah Jaianny e Sara Beatriz (3° TÉC Vesp)

• ES-22 por Júlia Beatriz, Vida Fernandes, Vitória Dantas e Maria Clara Galvão (1° TÉC Vesp)

• Os danos provocados pela queima de lixo na Cidade de Apodi-RN por Layza Carvalho Benevides, Giovanna Ferreira, Johnny Gabriel e Théo Alexandre (2° C Mat)

• Sensor de proximidade acoplável para deficientes visuais por Giselly Morais, Jannara Dayara e Francisco Assis Ferreira (1° A Vesp)

• Pano da cera da abelha por Pedro Lucas, Lenin Cauã e Luan (1° C Mat)

• Bateria através de energia solar por Maria Letícia e Maria Eduarda (2° C Mat) e Francisco Heilaks Junior (2° D Mat)

• Atrativo natural para abelhas por Felicia Torres, Lauriano Torres e Letícia Gabrielly (2° C Vesp)

• Expressa Artes por Maria Elizabeth, Maria Rayane e Luis Fernando (3° C Mat)

• Produção de fertilizantes por intermédio de restos de ossos por Paulo Gustavo, Paulo Victor da Silva e David Henrique.

• Uso de resíduos de argamassas de concreto na produção de tijolos intertravados por Natália Ellen e Rilder Cleyton (3° TÉC Vesp)

• Análise da vegetação na Lagoa de Apodi por Fernanda Jayne  e Guilherme Maia (2° A Mat) e Rebeca Souza (2° B Mat)

• Importância da Inclusão por Ana Paula Nóbrega, Ana Luiza Rodrigues e Lucas Vinicius Da Silva (2° A Mat) e Ana Luiza Marinho (1° A Mat)

• O combate da ansiedade através da música por Gabrielly Vitória, Maria José Gomes e Luanny (3° C Mat)

• Aquecimento Global por Laura Júlia, Lara Iasmin (2° C Mat) e Annykc Luammy (2° D Mat)

• Irrigação Sustentável à base de Energia Eólica por Rujelio da Costa, Wesley Abimael e Mariana Aquino (2° B Mat)

• Produtos caseiros para evitar a queda de cabelo por Raryele Ferreira, Mayssa Victória, Natally Pietra e Pedro Henrique Câmara (3° D Mat)




































































































Category:

0 comments